Projeto “Coração na Escola” capacita alunos e colaboradores de escolas em primeiros socorros (vídeo)

Projeto “Coração na Escola” capacita alunos e colaboradores de escolas em primeiros socorros. Objetivo é levar o conhecimento de salvar vidas a todas as escolas públicas e particulares de Campinas. O Projeto “Coração na Escola” capacitou cerca de 120 pessoas, entre crianças e jovens alunos, professores e colaboradores de escolas públicas e privadas para prestarem primeiros socorros seguindo os padrões internacionais da American Heart Association.

O foco do projeto é instruir como agir em situações de parada cardiorrespiratória e engasgos, as que mais matam, tanto em crianças quanto em adultos. O primeiro dia de capacitação foi realizado em duas turmas no Instituto Educacional Dona Carminha e outras duas no Instituto Educacional Imaculada.O projeto é uma iniciativa da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Hospital e Maternidade São Luiz Campinas (HSLC), da Rede D’Or, e Grupo Surgical Educação. Ele conta, ainda, com o apoio do programa Primeira Infância de Campinas (PIC) e do Movimento ‘Vai Lucas’. De acordo com um dos idealizadores do projeto Dr. Marcelo Amade Camargo, vice-presidente da SMCC e diretor clínico do Hospital São Luiz, o “Coração na Escola” inova ao incluir alunos no processo de capacitação. “Nosso objetivo é fazer com que todo mundo seja capaz de atender uma emergência, uma urgência. E nada melhor do que nas escolas, em que a gente tem tanto os professores, quanto os colaboradores, quanto os próprios alunos.

O diferencial desse projeto é envolver os alunos, que vão levar esses ensinamentos também para os grupos de amigos e para as famílias”, destaca. “As instituições promotoras têm o compromisso e o propósito de melhorar a saúde em nossa cidade e região, como forma de retribuição para a comunidade”, complementa. A capacitação em primeiros socorros nas escolas ganhou destaque com a criação da “Lei Lucas” (Lei nº 13.722/2018), que tornou obrigatório esse tipo de treinamento para profissionais da educação. A lei foi sancionada após a morte de Lucas Begalli, de 10 anos, que sofreu asfixia durante um passeio escolar em 2017.

Recentemente, em 2022, a morte de um aluno por parada cardiorrespiratória durante uma aula de educação física em Campinas reacendeu o debate sobre a importância da capacitação em primeiros socorros. Para Andréa Zamora, tia do Lucas, fundadora do Movimento Vai Lucas e instrutora de primeiros socorros, o projeto “Coração na Escola” é uma iniciativa muito importante. “A gente acredita na lei, mas acredita também na mudança de conscientização da população inteira, e começando com as crianças. Essa é uma iniciativa fantástica, principalmente para começar e chamar a atenção para esse assunto”, avalia Instrutor e também idealizador do projeto, Luiz Guilherme Calderon destaca a importância de disseminar esse tipo de conhecimento. “Nosso objetivo é levar esse treinamento a todas as escolas privadas e públicas, primeiramente de Campinas e, se tudo der certo, a gente escala para o resto do Brasil. É um momento, para mim, de muita alegria, porque eu realmente acredito nesse tipo de ensinamento”, afirma. Ele lembra que, no caso de uma parada cardiorrespiratória, por exemplo, a cada um minuto, a vítima perde 10% de chance de sobreviver.

Por isso é importante que tenha sempre alguém capacitado para prestar os primeiros socorros até a chegada de ajuda médica. “Os primeiros socorros salvam vidas”, reforça. Aprendizado teórico e prático cada capacitação dura, em média, duas horas. Nesse período, os instrutores explicam a parte teórica e ensinam os alunos a aplicarem os novos conhecimentos de maneira prática, em manequins profissionais que simulam o corpo humano. A parte teórica inclui desde o reconhecimento do problema, seja parada cardiorrespiratória ou asfixia, até como abordar o paciente, segurança da cena e acionamento de resgate.

Depois eles aprendem a fazer compressões torácicas em diferentes faixas etárias, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e manobras de desengasgos em adultos e crianças. Os alunos que participaram da capacitação demonstraram grande interesse em aprender sobre o tema. Leonardo de Oliveira Lourenço, aluno do Ensino Médio do Instituto Educacional Imaculada, compartilhou sua experiência. “Eu gostei bastante, aprendi muito e me senti mais tranquilo. Caso aconteça uma tragédia, se Deus quiser não vai acontecer, mas caso aconteça, eu estou mais preparado”, diz. Já Pedro Andery, também do Colégio Imaculada, destacou a importância da capacitação. “Eu acho muito importante fazer esse tipo de treinamento. Quanto mais pessoas souberem, melhor, mais pessoas a gente consegue salvar, caso aconteça alguma coisa”, avalia.Nesta quarta-feira, o projeto acontece no Centro Educacional de Assistência Social Menino Jesus de Praga.Interessados em apoiar ou levar para sua escola o projeto “Coração na Escola” podem fazer contato pelo e-mail info@coracaonaescola.com.br.SOBRE A SMCC:A SMCC é uma entidade associativa, que reúne milhares de médicos de Campinas e Região. Fundada em 1925, tem como objetivo promover o conhecimento científico entre os profissionais, oferecer benefícios e desenvolver projetos sociais direcionados à comunidade. É considerada a Casa do Médico de Campinas e região. A SMCC exerce ainda um relevante papel de mediador entre médicos e a população da cidade. Suas campanhas e iniciativas contribuem significativamente para a disseminação de uma imagem positiva do médico junto à comunidade, valorizando seu papel e importância no contexto social, e contribuindo para a aproximação e bom relacionamento do profissional com a comunidade onde atua.

SOBRE O GRUPO SURGICAL:


Formado há 11 anos, o Grupo Surgical é o primeiro do País especializado em cirurgias de urgência e emergência, mas também com ampla experiência em cirurgias eletivas. A equipe atende diversas especialidades em hospitais de Campinas e região, Belém do Pará e na Clínica Surgical Medicina Integrada. Em 2024, o grupo ampliou sua atuação com o lançamento do Grupo Surgical Educação, com o objetivo de promover cursos práticos embasados em evidências científicas. Focado em um trabalho de excelência, o Grupo Surgical possui diversas certificações, entre elas, a ISO 9001 e ISO 45000.

SOBRE O HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO LUIZ CAMPINAS:


Inaugurado em maio de 2023, o São Luiz Campinas, da Rede D’Or, é o maior hospital privado do interior paulista. Com 47 mil metros quadrados de área construída, conta com serviços como pronto-socorro adulto, infantil, ginecológico e ortopédico, maternidade, centro cirúrgico, apartamentos para internação e ambulatórios. São mais de 50 especialidades disponíveis em urgência, emergência e clínicas

Related Posts

  • All Post
  • Aja Coração
  • Blog
  • Ciência
  • Cultura
  • Esporte
  • Fala doutor
  • Gastronomia
  • Saúde

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos

Notícias Populares

Aja Coração

Nosso Instagram

Categorias

Tags

Edit Template

©2024 Aja Coração – Todos os Direitos Reservados