O Rafael é o nosso personagem de hoje. Ele era atleta de alto rendimento acostumado a disputar provas em alta intensidade, e de repente a vida surpreende com uma patologia grave no coração
O que fazer ?
Como Agir ?
O caminho é um só superar e enfrentar!
A válvula aórtica bicúspide (VAB) é uma anormalidade cardiovascular congênita que consiste na presença de duas cúspides na válvula aórtica, em vez das três normais. A válvula aórtica é a válvula que se abre a cada batimento cardíaco para permitir a passagem de sangue do coração para o corpo.
A VAB é a anormalidade cardiovascular congênita mais comum, ocorrendo em 0,5 a 2% dos nascidos vivos. A principal causa é devido a alterações durante o desenvolvimento do coração durante a gestação, podendo ser transmitida hereditariamente.
Quando não tratada, a VAB pode levar a sintomas de insuficiência cardíaca, como falta de ar, fadiga e inchaço. Outras complicações possíveis são aneurisma aórtico, endocardite e ritmos cardíacos anormais.
A única solução definitiva é a troca da válvula doente por uma prótese. Medicamentos como vasodilatadores e diuréticos podem aliviar os sintomas, mas não alteram a progressão da doença
O r aFAEL